quarta-feira, 22 de junho de 2011

Varandas: espaço charmoso, ideal para o lazer e o convívio


Receber os amigos para um divertido churrasco num ambiente exclusivo e descontraído. Relaxar depois do trabalho, numa rede ou num conformtável sofá, cercado por plantas. Preparar o jantar junto com os amigos, num espaço acolhedor e funcional. Tomar um sol na intimidade de um apartamento, deitado numa espreguiçadeira.

Prazeres simples como estes são cada vez mais comuns para quem conta com um terraço ou varanda gourmet no seu apartamento. Verdadeiros "quintais" instalados nas alturas e equipados com churrasqueiras e outras sofisticações, os terraços conquistaram definitivamente o brasileiro, especialmente nas grandes metrópoles como São Paulo. O consumidor, portanto, está aproveitando as varandas como um espaço útil para lazer, descanso, refúgio, reunir amigos, fazer um churrasco ou como extensão da sala de jantar.

Distante do agito e da insegurança das ruas, viraram tendência no mercado imobiliário e sonho de consumo do consumidor das classes média e alta. O conceito das varandas gourmets começou a nascer na década de 90, quando alguns empreendimentos passaram a instalar churrasqueiras nas sacdas dos apartamentos. A intenção era levar um pouco do conforto e da versatilidade da vida numa casa para os edifícios. Funcionou. A ideia foi tão bem aceita que os terraços com churrasqueiras passaram a ser vistos por muitos consumidores como um item tão importante - e indispensável - quanto suítes ou vagas na garagem.

Atualmente, comprar um apartamento sem uma boa varanda pode até dificultar uma futura venda do imóvel e prejudicar sua valorização. "Hoje em dia é difícil até encontrar apartamentos novos sem varandas. As pessoas exigem um ambiente no qual elas possam ter um pouco de verde, reunir amigos e relaxar", afirma o arquiteto paulista Marcelo Rosset.

Fenômeno brasileiro, os terraços gourmets têm sido um diferencial importante nas vendas de imóveis nos últimos anos. E já é possível encontrar este espaço charmoso e divertido até mesmo em apartamentos com área a partir dos 50 metros quadrados, apesar do recurso ter surgido inicialmente somente nos imóveis de alto padrão.

"Os terraços ampliam a área social dos apartamentos para além da sala de visitas, e por isso viraram um importante fator na escolha do imóvel. Isto acontece porque mais espaço para convivência com a família e amigos é cada vez mais valorizado, fazendo com que esse espaço exerça forte apelo emocional", explica Marina Otte, arquiteta de Santa Catarina.

Em muitos empreendimentos, o usuário opta até por fechar com painéis de vidro (fixos ou corrediços) as laterais da varanda, afastando os ruídos da rua e o mau tempo. E, com isso, ampliando ainda mais o ouso destes espaços. De acordo com Marcelo Rosset, "a popularização dos terraços deve-se a possibilidade de aumentar a área do apartamento e, ainda, à tendência das pessoas de levar mais verde apara dentro de suas casas".

A oferta cada vez maior de terraços gourmets vem proporcionando aos consumidores mais opções de conforto e sofisticação. Atualmente, nos imóveis de alto padrão já existem variações que incluem pias, cooktop (fogão eletromagnético), forno de pizza, choperia, frigobares, máquinas de gelo, caves para vinhos, cafeteiras, som ambiente e telas de LCD.

A área da varanda também pode ter diferentes aplicações, de acordo com o perfil de cada morador. Em alguns casos, o espaço é transformado num verdadeiro oásis para quem gosta de plantas, com incríveis jardins verticais, pequenas árvores e muitos vasos com flores. Dependendo da área disponível, é possível pensar até mesmo na instalação de uma ducha e aconchegantes decks de madeira.

Eu tenho o empreendimento imobiliário certo para o seu perfil. Entre em contato agora mesmo por telefone ou e-mail

Corretor Olimpio
(11) 9536-4198

Nenhum comentário:

Postar um comentário