quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Bolsa e FGV lançam índice imobiliário



Primeiro indicador do gênero servirá de parâmetro para mercado de imóveis comerciais

Fonte: Exame.com
Por: Julia Wiltgen
 
São Paulo - A BM&FBovespa e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançam, nesta sexta-feira (11) o Índice Geral do Mercado Imobiliário-Comercial (IGMI-C). Trata-se do primeiro indicador de rentabilidade do setor imobiliário brasileiro. O índice se tornará uma referência para o mercado de imóveis comerciais, como escritórios, galpões e shopping centers. O primeiro IGMI-C será divulgado na própria sexta.

O índice que leva em conta a valorização do metro quadrado dos imóveis comerciais foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), com patrocínio e colaboração de outras 26 entidades e empresas do setor financeiro e imobiliário. O objetivo do indicador é aumentar a transparência em relação à formação dos preços de compra, venda e locação de imóveis, de forma a servir de parâmetro ao investidor.

Hoje em dia, os investidores só podem acompanhar o desempenho de sua própria carteira, mas não têm noção de como aquela rentabilidade se posiciona em relação ao mercado como um todo, ou mesmo se estaria em patamares irreais. No limite, o IGMI-C poderia servir de parâmetro até mesmo para o investidor identificar uma possível bolha imobiliária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário