quinta-feira, 14 de julho de 2011

Desenvolvimento Urbano promove prêmio Selo Cidade Cidadã


Fonte: Agência Câmara de Notícias


A Comissão de Desenvolvimento Urbano promove em 2011 a 7ª edição do prêmio Selo Cidade Cidadã. O prêmio é concedido aos municípios que apresentarem as melhores experiências no manejo de resíduos sólidos (lixo).

O concurso faz parte das atividades da 12ª Conferência das Cidades, que vai ser realizada em outubro. Oito cidades vão ser escolhidas: quatro na categoria até 100 mil habitantes e quatro com mais de 100 mil habitantes.

Ao todo serão quatro subtemas premiados: plano de gestão de resíduos sólidos; experiências com coleta seletiva ou outras destinações ambientalmente adequadas; apoio às iniciativas de catadores de resíduos; e iniciativas que mostrem articulação institucional (com governos estaduais ou com a iniciativa privada).

Um dos objetivos é ajudar a divulgar soluções para os problemas urbanos encontrados pelas prefeituras. Segundo a consultora legislativa Suely Araújo, que é uma das responsáveis pela organização do Selo Cidade Cidadã, depois de cada premiação, a comissão é muito procurada por prefeitos que querem conhecer as experiências bem sucedidas. "Os outros municípios se interessam por saber o que está acontecendo nas cidades premiadas”, afirma.

Suely acrescenta que o tema resíduos sólidos foi escolhido para o prêmio deste ano para estimular os municípios a cumprirem a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Um dos objetivos dessa lei é extinguir todos os lixões do Brasil até 2014.

As inscrições para o Selo Cidade Cidadã podem ser feitas pelo portal da Câmara até o dia 29 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário