terça-feira, 2 de agosto de 2011

Exploração imobiliária pode tornar aeroportos rentáveis


Fonte: estadao.com


A exploração imobiliária nos aeroportos pode ser a saída para tornar o processo de concessão atraente para o setor privado, já que o governo quer garantir que as tarifas não subam após a privatização. "Como o ministro anunciou que o governo não pretende alterar as tarifas de serviços (dos aeroportos), precisamos considerar as tarifas atuais, comparar essa receita com os investimentos que serão feitos e ver que modelos a mais de gestão do empreendimento podem ser atrelados ao negócio, como por exemplo, a questão imobiliária. Em muitos países, boa parte da receita se dá por uma criativa exploração imobiliária no entorno dos aeroportos, como hotéis", afirmou hoje Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base (Abdib). 

Nesta segunda-feira, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, reuniu-se com empresários na sede da Abdib, em São Paulo, para discutir o modelo de privatização que será adotado para o setor aéreo brasileiro. "Já marcamos uma nova reunião para o próximo dia 12. O objetivo é continuarmos discutindo o modelo de concessão, esclarecer a modelagem que estamos elaborando e também colher sugestões", afirmou Bittencourt ao final do encontro. 

Segundo o presidente da Abdib, Bittencourt disse que, para estimular a competição, o investidor privado no aeroporto de Guarulhos não poderá ser o mesmo que em Viracopos, em Campinas, já que ambos ficam no Estado de São Paulo. Na última sexta-feira, o ministro anunciou que a licitação para a concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília será realizada até 22 de dezembro e que a gestão dos aeroportos será entregue aos concessionários até fevereiro de 2012. O edital de concessão desses aeroportos será publicado em novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário