terça-feira, 2 de agosto de 2011

Brasil: Tintas ecológicas começam a surgir na construção civil


Fonte: CTE Notícias


Os consumidores há muito que exigem que a ecologia chegue às suas vidas, a começar pelas suas casas e, porque não, pela construção das suas casas. No Brasil, os produtos sustentáveis para o sector já começaram a surgir no mercado. 

A Hydronorth, por exemplo, vai lançar em Agosto seis produtos ecológicos, que incluem tinta acrílica que alta performance, massas, revestimento acrílico, esmalte base de água, verniz base de água e impermeabilizante. A fabricante de tintas, sedeada no Paraná, é membro associado do Green Building Council e fornecerá mais de dois milhões de litros de tinta que serão usados exclusivamente em construções sustentáveis. 

Os produtos possuem baixo índice de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis) e não exalam odor três horas após a aplicação. Além disso, possuem alta performance de secagem (cerca de oito horas, que chega a ser cerca de menos um terço quando comparada às convencionais) e concentração, segundo o Dia Online. 

As tintas de parede convencionais costumam ser a parte mais poluente na construção ou na manutenção de uma casa. Várias contêm toxinas cancerígenas, como metais pesados e compostos orgânicos voláteis. Além disso, as tintas podem emitir vapores nocivos por pelo menos seis meses. No mercado brasileiro, já há várias alternativas que têm em conta a preservação do ambiente. 

A Sherwin-Williams, a Supra Tintas e a Biofa são algumas das marcas que comercializam produtos sustentáveis, nomeadamente tintas livres de compostos orgânicos voláteis. A Tintas Solum é responsável pelo mercado de tinta de terra no Brasil, enquanto a Idhea vende tintas feitas de materiais minerais. 

A tinta de caseína, por exemplo, é a mistura da proteína do leite com pigmentos, sendo que a mistura pode até ser caseira. Já as tintas feitas com cal e pigmentos naturais dão uma aparência leve e antiga à obra. Sem esquecer também as tintas feitas com extractos vegetais e minerais, misturados com óleos e resinas naturais, como aquelas comercializadas pela Ecocasas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário