segunda-feira, 9 de maio de 2011

A compra do imóvel direto com a construtora seria mais vantajoso, pelos descontos de comissão e intermediação?


Fonte: N/D

Outro dia um consumidor me questionou se a compra do imóvel direto com a construtora seria mais vantajoso, pelos descontos de comissão e intermediação? NÃO.
O Raciocínio é bem simples, ninguém que compra direto da construtora consegue mais desconto que quando compra na imobiliária que seja. Hoje em dia as construtoras tem constituição legal e profissional para construir e edificar e não para vender. Existem orgãos estaduais e federais que regulamentam a atividade dos corretores de imóveis (CRECI, COFECI), com isso um engenheiro (construtor) legalmente não pode vender seu imóvel diretamente ao consumidor. Então como fazem isso? Hoje, cada construtora ou incorporadora possuem suas próprias imobiliárias e com corretores credenciados executam vendas de seus imóveis, tudo com a mesma infraestrutura comercial das imobiliárias convencionais, algumas vezes sem a mesma experiência, algumas vezes com atendimento superior. Depende de caso a caso, pois no final o termômetro de seu processo de atendimento será avaliado com base no corretor que lhe atende e executa a venda, seja ele de uma imobiliária convencional ou de uma construtora. Então na verdade o que ocorre é que você passará pelo mesmo processo, logo, mesmos custos.
Em caso que as construtoras tivessem realmente o “desconto” na intermediação da compra, seria possível as outras imobiliárias aceitarem isso de forma passiva? Não! Obviamente haveria uma disputa desleal e ilegal.
O corretor me afirmou que na compra direto com a construtora tenho desconto, o que faço? Primeiramente, se há um corretor envolvido e não há custo de intermediação, ele, gerentes e infraestrutura de vendas ganham o que? Segundo, ao iniciar uma negociação tão importante (compra de seu imóvel) com um profissional que omite e disfarça uma informação como essa, toda a confiança nas seguintes informações que ele lhe passe ficam comprometidas.
Hoje em dia estar atendido por um bom corretor de imóveis é imprescindível para uma compra segura e tranquila. Antes de pensar em descontos e vantagens, escolha um bom corretor de imóveis. Alguém que lhe diga a verdade, sensato e com referências. Caso não as tenha, a conversa e relação pessoal podem lhe dizer muitas coisas de um bom ou mau profissional. A única certeza é que se alguém lhe diz que “Compra com construtora tem mais descontos“, já começou bem mal no quesito verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário