sábado, 13 de março de 2010

PIB da construção civil deve ter alta de 9% em 2010, diz CBIC


Por: Karla Santana Mamona

SÃO PAULO – A indústria da Construção Civil, prevê crescimento de 9% no PIB (Produto Interno Bruto) do setor para 2010, segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

O otimismo do setor é impulsionado principalmente pelo programa Minha Casa, Minha Vida e pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), além da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que aumentarão a demanda para a construção civil.

De acordo com a CBIC, o setor é estratégico para País assegurar um crescimento sustentável em longo prazo, já que os investimentos na cadeia produtiva da construção têm impacto na geração de empregos e renda.

Revisão da metodologia do PIB

Em relação aos dados que foram divulgados na última quinta-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Política), relativos ao PIB do último trimestre de 2009, a CBIC afirmou que serão muito ruins para o setor.

O IBGE deve anunciar uma retração de 3% a 4% em 2009, enquanto a expectativa da entidade era de alta de 2%. Segundo a CBIC, o IBGE não considera o valor agregado pelas construtoras no cálculo do PIB, levando em conta somente as compras de material feitas. Em 2009, as compras diminuíram por causa da crise, mas muitas construtoras utilizaram o estoque que já tinham.

A entidade informou ainda que já sugeriu ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, uma revisão da metodologia utilizada pelo IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário